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Agências de turismo oferecerão seguro-viagem

Guarulhos, 27 de novembro de 2002

As agências de viagem vão oferecer gratuitamente aos consumidores um seguro-viagem, que vai garantir indenização em caso de má prestação de serviço por parte de hotéis e companhias aéreas. Isto significa que se o turista comprar um pacote com direito a hotel cinco estrelas, mas por qualquer motivo, seja obrigado a se hospedar em um estabelecimento de categoria inferior, ele será indenizado pelo seguro.

Por enquanto, apenas as três mil agências que fazem parte da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) oferecerão o benefício. “Este seguro é uma garantia para o consumidor e para as agências, que também são responsáveis por problemas de terceiros, na contratação. Muitas vezes, a agência é condenada a pagar uma indenização 10 vezes maior que o valor do pacote. Com este seguro, ela fica mais protegida”, afirma Tasso Gadzanis, presidente da Abav. Futuramente, será criado um selo que demonstra se a agência possui ou não essa garantia.

Fora da cobertura

O seguro não cobre, entretanto, casos de falência ou insolvência da própria agência de viagens.”O seguro é para cobrir problemas de descumprimento do contrato, seja por parte do hotel ou da companhia aérea, e casos de acidente envolvendo o consumidor. A falência da empresa é outro assunto”, esclareceu Nelson Lins, chefe do departamento de qualidade de produto turístico da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Se houver problema durante a viagem, o consumidor deve ligar para a agência, cobrando uma solução. Se nada for feito, na volta da viagem, o turista pode reivindicar o pagamento da indenização. Basta apresentar comprovantes como nota fiscal e fotos do local.