Notícias

Franchising deve crescer 10% em 2003

Guarulhos, 22 de novembro de 2002

A Associação Brasileira de Franchising prevê que o sistema de franquias cresça até 10% em 2003. A nova diretoria da ABF, eleita esta semana, firmou o compromisso de modernizar e tornar o setor cada vez mais eficiente e lucrativo, tanto para franqueadores como para franqueados.

Hoje, o universo do franchising representa um faturamento anual de R$ 25 bilhões, e gera cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos em mais de 55 mil unidades em todo o Brasil.

O diretor de comunicação e marketing da ABF, Robinson Shiba, acredita que o setor de franquias crescerá ainda mais do que os 10% previstos no ano que vem. “Num ano de transição e de incertezas, é muito melhor para o empreendedor investir em algo garantido, e não arriscar abrindo uma empresa de marca própria sem uma boa estrutura”.

Segundo ele, depois do “boom” de franquias de fast food e escolas de idiomas, os setores que mais devem se desenvolver são os serviços, principalmente as clínicas de estética.

“A nova diretoria da ABF pretende criar departamentos específicos para cada nicho de mercado, melhorando assim o atendimento que a entidade presta aos empresários”, explica Shiba.

Outro objetivo dos diretores é profissionalizar a comissão de ética da ABF, que identifica e procura solucionar possíveis problemas envolvendo franqueadores e franqueados. “A comissão trabalhará cada vez mais para evitar que mal-entendidos atrapalhem os negócios”.