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Campanha “Limpe seu Nome e Volte a Comprar”

Guarulhos, 18 de novembro de 2002

Aumenta movimento de consumidores que buscam saldar suas dívidas

Com a entrada da 1a. parcela do 13o. salário no mercado, muitos brasileiros vão procurar saldar dívidas contraídas durante o ano e mesmo dívidaspassadas. Para facilitar este processo e também reabilitar o consumidor para as compras a prazo neste final de ano, um grupo de nove associações comerciais da Grande São Paulo estão promovendo uma campanha conjunta denominada “Limpe Seu Nome e Volte a Comprar”.

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Dessa forma, durante 15 dias (entre 7 e 22 de novembro) será possível renegociar os débitos junto a loja credora e regularizar o nome do cidadão no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) em condições especiais, como o parcelamento, desconto e perdão de multas e juros. Antes mesmo da abertura oficial da campanha de reabilitação de crédito, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos (Acig) registrou em 06/11 um movimento acima do normal no SCPC, quando 186 pessoas procuraram o órgão para negociar seus débitos, ao tomar conhecimento da ação “Limpe seu Nome”. Segundo dados da Acig, a inclusão de nomes no cadastro de Proteção ao Crédito aumentou 103% em 2002 (período compreendido de janeiro a outubro) comparado ao ano passado. Este ano já totalizam 94.702 negativações, contra 46.675 em 2001.

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A Diretoria da entidade ressalta porém que os números cresceram não só em virtude do aumento da inadimplência como também de um trabalho intensivo neste ano de conscientização dos associados sobre seus direitos e deveres para a negativação de débitos de clientes junto ao SCPC. Ainda foi firmada parceria com os cartórios para que os títulos protestados sejam lançados “on line”no cadastro da Associação. As regularizações (baixas no sistema) também cresceram nos últimos 11 meses em 97%. Foram 8.903 em 2001 contra 17.556 em 2002.

Com a campanha “Limpe seu Nome”, que conta com a participação até o momento de 147 empresas, espera-se aumentar as regularizações em novembro em cerca de 20%. Nos primeiros dias, registrou-se aumento do movimento. As consultas diárias ao serviço de recuperação de créditos da Acig giravam em torno de 90 consumidores.Em quatro dias de campanha foram registrados 464 atendimentos no balcão e outros 400 telefonemas de consumidores interessados em saber as bases da negociação.

Pessoas atraídas pelas chamadas na imprensa e também através de material distribuído nas ruas buscaram informações sobre a renegociação de suas dívidas, como foi o caso de Antonio Aparecido da Veiga que, após ficar um período desempregado, viu na “Limpe seu Nome” a oportunidade de quitar seus débitos. “A iniciativa é muito boa. Após duas inclusões no SCPC, uma dívida de um ano e outra de oito meses, quero regularizar a minha situação”, explicou.

Preocupado em tirar o seu nome do SCPC, Edson Rodrigues procurou o serviço na segunda-feira (11) para negociar a dívida.”Tive problemas financeiros há cerca de três anos e só agora com esta campanha vi uma condição interessante de quitar meu débito, até porque é importante ter o nome limpo> “, afirmou.

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A jovem Edileusa Santos agradeceu ao fato da empresa credora ter aderido à campanha. “Estava ansiosa para poder colocar minha vida em dia e esta campanha juntamente com o 13o. salário devolveram-me esta possibilidade, já que este ano as coisas estão muito difíceis lá em casa”, declarou.

A direção da Acig espera uma procura ainda maior nesta segunda semana. O atendimento ocorre diariamente das 9 às 18 horas, e também aos sábados, das 9 horas ao meio-dia, à rua 15 de novembro, 85, 9o. andar, Centro – Guarulhos. Informações pelo tel.: 6463-9305 – Depto Comercial.