Notícias

Veículos serão reajustados em até 6%

Guarulhos, 05 de novembro de 2002

Nova rodada de reajustes nos preços dos veículos ocorre a partir desta semana, com percentuais médios que variam de 2% a 6%. Os índices serão aplicados nos preços de tabela, mas na prática devem chegar em menores proporções ao consumidor. O mercado retraído não está aceitando o repasse de custos pretendido pelas empresas. Assim, ao mesmo tempo em que anunciam aumentos, as montadoras concedem bônus e oferecem juros especiais para manter em movimento o mercado de veículos.

O economista do BBV Banco Luís Afonso Lima confirma que há grande resistência do consumidor em aceitar reajustes, principalmente no setor de bens duráveis. Estudo feito pela Agência AutoInforme em setembro indica que a média de reajustes nos preços naquele mês foi de 1,3%, ante aumentos oficiais aplicados pelas montadoras de 2% a 7,5%. O que ocorreu, na prática, foi a ampliação de descontos. Hoje, variam de 5% a 8%.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), os preços dos carros subiram, em média, 8,7% neste ano. Como ocorreu redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o reajuste oficial ficou em 5,6%. Na maioria das marcas, nem metade desse índice chegou efetivamente ao consumidor. “O repasse até pode ocorrer após algum tempo, mas de forma diferenciada, como por meio de redução de descontos”, diz Lima.