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Liberação de crédito deve ser rápida

Guarulhos, 30 de outubro de 2002

arteO cliente pode desistir da compra até o último instante, e mais: todo o trabalho de encantamento pode ir por água abaixo quando o consumidor se desaponta com questões aparentemente simples. Por isso, todo cuidado é pouco. Filas intermináveis, demora em autorizar crédito e até mesmo em preparar embalagens para presente podem deixar uma má impressão de compra. Na visão de consultores, a maioria dos lojistas não dá importância ao fechamento da venda, perdendo boas chances de conquistar consumidores.

O professor de marketing e varejo,José Carlos Freitas revela que o tempo de espera em um fast food, por exemplo, não pode passar de cinco minutos. Em um restaurante, o cliente pode esperar até 20 minutos, enquanto a permanência na fila de uma loja de departamento chega a 15 minutos. No caso de consultas a sistemas de telecheque, o consumidor deve aguardar por cinco minutos, o mesmo tempo para débitos no cartão.

Em balcões para confecção de embrulhos para presente são algumas das situações que podem inutilizar uma boa abertura de venda.A parte operacional precisa de muita atenção, principalmente em datas de maior movimento. Oferecer embalagens práticas, disponibilizar linhas telefônicas suficientes e ter caixa com fundo de troco são algumas medidas que amenizam esses problemas – ensina.

Yuki Yokoi