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Provae experimentação podem aumentar vendas

Guarulhos, 23 de outubro de 2002

arteNão basta ver, é preciso provar. Atendendo a essa solicitação implícita do cliente, lojistas que adotam a experimentação ou degustação dos produtos saem na frente da concorrência. A prática pode ser adotada por qualquer loja, de pequeno ou grande porte, e de qualquer setor. As variações ficam por conta do tipo de promoção que se faz na experimentação. O resultado pode ser o aumento de até 20% das vendas do produto, segundo especialistas em varejo.

A prática pode ser utilizada para apresentar um novo produto ou impulsionar a venda de um já existente. “O melhor modo de incentivar a mudança de hábito de compra do consumidor é oferecendo, gratuitamente, a prova do novo produto, que necessariamente não precisa ser novidade no mercado”, afirma o consultor de varejo, Antonio Ritter.

A aceitação de um novo produto por meio da demonstração acontece duas vezes mais rápido do que pelas técnicas convencionais de marketing. “Mesmo quando uma empresa investe pesado em publicidade, muitos consumidores têm hábitos de consumo tão arraigados que, para que ocorra a mudança da marca ou do produto, é necessária a experimentação”, afirma Antonio César Carvalho de Oliveira, diretor da Acomp Consultoria.

Produtos que não mostram boas vendas

Com produtos antigos no mercado, mas que não geram boas vendas, a popular provinha é sempre uma motivação para que o consumidor conheça a mercadoria. “Um produto que está encalhado nas prateleiras, por exemplo, pode ser vendido e até servir de impulso para outros produtos agregados quando é feita degustação gratuita da mercadoria na loja”, afirma Ritter.

Sonilda Lima