Natal sem erros
Com crise ou sem crise, o Natal é sempre o melhor período de vendas do ano. Aproveitar a data significa garantir reservas para os meses seguintes, tradicionalmente mais fracos. Mas, para assegurar um bom desempenho, os especialistas em varejo recomendam que se comece a trabalhar o mais cedo possível na seleção dos fornecedores e na programação de entregas de produtos.
O objetivo é não abarrotar a loja e nem colecionar faturas. Ter um bom plano de vôo, portanto, é essencial para quem atua no comércio tradicional e para quem já tem, ou espera ter, um pé no e-commerce.
Quem entende do assunto também alerta que em um ano atípico como 2002, o ideal é investir em uma programação equilibrada, nem otimista demais, nem pessimista.
“Independentemente da situação econômica do país, o volume de clientes sempre aumenta nessa época e isso não pode ser desprezado”, ensina Raul Corrêa da Silva, da RCS Consultores, especializada em planejamento empresarial.
Segundo ele, uma boa receita para evitar o risco de desabastecimento ou de ter de partir para uma queima de estoque prematura é escolher fornecedores parceiros. “Assim, assegura-se a entrega dos produtos em doses homeo-páticas, de forma a não comprometer o resultado”, ensina Silva.
Katia Simões e Wagner Roque