Notícias

BC continua otimista com Brasil

Guarulhos, 21 de outubro de 2002

O presidente do Banco Central, Arminio Fraga, que participou de um seminário promovido pelo banco JP Morgan em Nova York, disse que “é difícil dizer” se os convidados estavam otimistas em relação à economia brasileira. Ele não revelou o tema do seminário. Entre os participantes, estavam o ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger; o presidente do JP Morgan, Bill Harrison; George Schultz, que ocupou cargos nos governos de George Bush (pai) e Ronald Reagan e dez grandes empresários americanos.

Segundo Arminio, não é fácil dizer se os americanos estão otimistas quanto à economia do Brasil. Para ele, os empresários estão olhando a economia mundial para ver para que lado ela vai, antes de adotar qualquer tipo de posicionamento em relação ao Brasil. A respeito da economia dos EUA, Arminio afirmou, com certa preocupação, que ela não pode voltar a entrar em recessão. E aproveitou para ressaltar a importância de uma recuperação na economia brasileira.

– Se o mundo se recuperar, é uma boa coisa. Mas, se o Brasil se ajustar, o peso é bem maior – afirmou o presidente do BC dizendo que é possível ter uma boa dose de otimismo em relação à economia do país. Ele afirmou ainda que a conta corrente brasileira dá sinais diários de melhora.