Notícias

Guarulhos integra o Prog. Nac. de Municipalização do Turismo

Guarulhos, 16 de outubro de 2002

A cidade de Guarulhos acaba de entrar para o rol das cidades com potencial turístico do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT). Com isso, o município poderá ter o setor incrementado por liberação e aprovação de financiamentos provenientes dos governos estadual e federal, além de cooperação técnica e profissionalização do turismo local.

A cidade, que já conta com o Conselho Municipal de Turismo (Comuturg) e com o Fundo Municipal de Turismo, passou por duas das três fases da oficina de “Nivelamento da Comunidade”, um dos quesitos básicos para fazer parte do PNMT.

Realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Turismo, a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e o Sebrae, a oficina capacitou cerca de 30 monitores de diversos segmentos da sociedade, que irão agir como multiplicadores dentro de suas áreas de atuação, desenvolvendo um trabalho conjunto de municipalização do turismo.

O Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT) é desenvolvido e coordenado pela Embratur, com adoção da metodologia de Organização Mundial do Turismo (OMT), adaptada à realidade brasileira, com o propósito de implementar um novo modelo de gestão da atividade turística.

Para o secretário em exercício de Turismo, Alexandre Zeitune, entrar para o PNMT significa dar um passo importante rumo à profissionalização e atuação do turismo no município. “Guarulhos nunca teve um plano diretor ou profissional de turismo. Por aqui passam mais de 30 milhões de pessoas por ano, seja através do Aeroporto Internacional de Cumbica ou pelas rodovias Presidente Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna”, comenta Zeitune, lembrando que a cidade também detém uma rede de hotéis de padrão internacional. “Por tudo isso, temos que profissionalizar e canalizar o que temos para gerar recursos econômicos e sociais para o município”.

Oficina

A capacitação das oficinas ocorre em três fases, sendo que as duas primeiras etapas são destinadas a uma cidade ou um grupo de cidades, com uma linguagem em comum. Já a terceira fase é destinada a um único município, devido às características peculiares de cada local.

Na primeira fase, há a capacitação dos monitores para conscientizar e sensibilizar a comunidade. Numa segunda fase, a capacitação se dá com vistas à formação do conselho municipal e do fundo municipal. Já na terceira etapa, acontece o planejamento, que tem como produto final o plano de desenvolvimento do turismo, com elaboração de estratégias formuladas pelas pessoas envolvidas no programa.