Notícias

Condomínios terão aumento

Guarulhos, 24 de setembro de 2002

Quem mora em prédio de apartamentos pode preparar-se para um aumento de até 4,77% na taxa condominial de outubro, segundo avaliação do vice-presidente de Condomínio e Relações Trabalhistas do Secovi-SP (sindicato da habitação), Cássio Thut. Isso porque, no acordo coletivo firmado com o Sindifícios (entidade que representa 220 mil trabalhadores da capital), ficou acertado que os empregados de condomínios terão reajuste de 9,08% no mês que vem.

O aumento vale para São Paulo (capital), São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André e São Caetano do Sul; Araçatuba e região; Campinas e região; Guarulhos e região; Osasco e região; Taubaté; Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Thut explica que a folha salarial, incluindo as obrigações trabalhistas, como o recolhimento previdenciário, cesta básica, provisão para férias e 13.º salário, representam 52,04% das despesas do condomínio. Daí essa estimativa de aumento de 4,77% nas despesas. Ele lembra ainda que, para quem não providencia um fundo de reserva para o pagamento do 13.º salário dos funcionários, as despesas condominiais costumam subir bastante nos meses de novembro e dezembro.