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Empresária investe em curso para melhorar o atendimento

Guarulhos, 12 de setembro de 2002

ass._imprensa_acigPara a psicóloga e consultora Belisa Pereira da Cunha, que ministra o curso Vendas porTelefone: dê um alô para este recurso, em entidades como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae- SP) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o uso de uma linguagem adequada ao atender ou ligar para um cliente é fundamental. “Deve-se evitar jargões e termos técnicos”, afirma.

Aluna da psicóloga em um curso ministrado no mês passado na Associação Comercial de Guarulhos, Luciene Alves Silva Marcondes garante que aprendeu tudo. “Faço questão de ligar para as pessoas oferecendo meus cursos de informática. Depois de estudar com a Belisa percebi que muitas vezes eu falava sobre as aulas usando termos que a pessoa que nunca estudou informática não conhece”, afirma a sócia da Infotec.

Além disso, ela destaca que aprendeu a ter mais psicologia com os clientes. “Tem de prestar atenção para ver se a pessoa está entendendo a mensagem. ”

Luciene também se preocupou em passar o que aprendeu durante o curso para seus oito funcionários e para seus alunos. “A maioria dos meus alunos está aqui para se aperfeiçoar em busca de um emprego”, diz.

Pensando em melhorar seu atendimento na escola, ela vai ainda mais longe. Sempre que pode, candidata-se a vagas anunciadas para descobrir o que o mercado de trabalho está pedindo. “Assim, posso oferecer cursos atualizados de acordo com o interesse de cada aluno.”

Outro plano de Luciene é oferecer palestras sobre o atendimento ao telefone, como a que assistiu com Belisa. “Acho que é um assunto muito útil para quem pretende trabalhar.”

Curso– Durante suas aulas, Belisa destaca ainda que o cliente espera uma atitudeprofissional de quem atende o telefone em uma empresa. “Deve-se usar a intuição a serviço da técnica. Por isso, investir nesse tipo de aprendizado traz resultados positivos. Não basta que o que o português esteja correto, é precíso verifcar se o cliente está entendendo teor da mensagem.”

Segundo ela, também é preciso lidar com as objeções dos clientes. “Em 90% das brigas entre funcionários e clientes ao telefone, o problema é o atendimento iinadequado do funcionário”, diz.

Gabriela Gemignani