Notícias

Governo faz balanço da política externa brasileira

Guarulhos, 03 de setembro de 2002

O presidente Fernando Henrique Cardoso conversou, com os jornalistas brasileiros que o acompanham durante a sua visita à África do Sul, quando fez um balanço da política externa brasileira, no final do seu mandato. Sobre a pobreza, Fernando Henrique voltou a defender a transferência de recursos e cotas de responsabilidade para os países em desenvolvimento. Ele disse que faltam instituições fortes, em nível mundial, e as que existem estão aquém das necessidades planetárias.

Na opinião do presidente, os atentados de 11 de setembro colocaram os Estados Unidos em posição de vulnerabilidade. “Por isso, é preciso que todos estejam preparados para enfrentar dificuldades”, afirmou, acrescentando que o Brasil tem o papel de ser um “país-ponte” entre os mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos. “Nós levantamos temas importantes e os costuramos. Esse papel o Brasil tem e precisará ter não só como líder de um bloco regional, mas como país que tem diálogo universal”, destacou.

FHC reafirmou que o Brasil tem hoje condições de produção no sistema globalizado e infra-estrutura produtiva da melhor qualidade.

Gabriela Guerreiro