Notícias

Governo acerta metas de inflação com FMI

Guarulhos, 09 de agosto de 2002

O governo brasileiro acertou com o Fundo Monetário Internacional novas metas de inflação que servirão para o acompanhamento do cumprimento do acordo. Segundo o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, o descumprimento dessas metas levará o governo a, imediatamente, ter que se explicar com o FMI, apesar de não ser um critério de desempenho que impeça os saques dos recursos.

Essas metas são trimestrais e substituem as metas atuais, estabelecidas internamente pelo governo. Para o próximo trimestre (julho, agosto e setembro), a meta com o FMI é de uma inflação de 8%; e para o final do ano (último trimestre) cai para 6,5%. No primeiro três meses de 2003 a meta será de 6% e, no segundo trimestre (abril, maio, junho), de 5,5%. Já no terceiro trimestre de 2003, a meta será de 5%. Todas essas metas são centrais e admitem um intervalo de variação de 2,5 pontos percentuais para cima e para baixo.

– Queria ressaltar que as nossas metas de inflação estão bem abaixo dessas – afirmou Fraga.

As metas de inflação adotadas pelo BC é de 3,5% em 2002 (com intervalo de variação de até 2 pontos percentuais). Para 2003 a meta é 4%, com variação de até 2,5 pontos percentuais.