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Clientes não recebem bem telemarketing ativo

Guarulhos, 07 de agosto de 2002

arteEstudo divulgado recentemente pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR), da Fundação Instituto de Administração (FIA-FEA/USP),revela que 28,8% da população da cidade de São Paulo já adquiriu um produto ou serviço por telefone e constata que a maior parte dos consumidores não gosta de receber telefonemas de equipes de telemarketing, que oferecem produtos ou serviços.

Os estudos foram realizados durante todo o primeiro semestre deste ano, com o objetivo de saber como os consumidores recebem o telemarketing ativo e de avaliar a satisfação em relação ao telemarketing receptivo, no qual o interessado procura um canal de atendimento para solicitar serviços ou informações.

De acordo com a entrevista, há um maior número de homens, jovens e estudantes que compram por telemarketing. Segundo os respondentes, para que o serviço seja bem avaliado, a entrega do produto deve ser feita em pelo menos 24 horas após o pedido.

A pesquisa indica, também, caminhos para o aumento da possibilidade de venda por telemarketing. O oferecimento de opções de parcelamento do pagamento, inclusive com o uso do cartão de crédito, e a escolha de produtos adequados a esse canal de vendas, são algumas das alternativas. “Como os consumidores não recebem bem as ligações, também é importante saber por quanto tempo os mesmos aceitam conversar com o operador”, analisa João Paulo Lara Siqueira, coordenador da pesquisa. Os resultados mostraram que no caso do telemarketing ativo, a duração média aceitável de uma ligação foi de sete minutos. Já o receptivo o tempo aumenta para cerca de 10 minutos.