Notícias

Controle de gastos

Guarulhos, 23 de julho de 2002

arteAs pequenas e médias empresas começam a descobrir as cooperativas de trabalho como opção para diminuir os custos com funcionários em tempos de crise. Setor cresceu 19% em 2001

Os altos índices de desemprego e a possibilidade de recolocação no mercado profissional estão impulsionando o crescimento das cooperativas de trabalho no País. Segundo dados do Sindicato Nacional das Cooperativas de Trabalho (Sindct), há mais de 7 mil cooperativas de vários setores no País, com cerca de 5 milhões de associados.

Desse total, cerca de 3,8 mil cooperativas são de trabalho, as quais registraram crescimento de 20% no ano passado em relação a 2000.

“Os setores de telecomunicações e informática são os que mais crescem, além dos serviços para a área industrial”, afirma a presidente do Sindct e diretora-presidente da Corporação Cooperdata, Maria Dulcelina Vaz da Costa.

Segundo ela, a expansão do setor é uma resposta do trabalhador às crises e uma possibilidade de retornar ao mercado de trabalho.

Mas a presidente do sindicato destaca que, antes de contratar uma cooperativa, é preciso estar atento a alguns detalhes. “É importante saber se a cooperativa trabalha de maneira correta e se está de acordo com a constituição das cooperativas, regulamentada pela Lei 5.764/71.”

GABRIELA GEMIGNANI