Notícias

Olho no extrato

Guarulhos, 16 de julho de 2002

O Unibanco Visa e a Credicard brindaram este mês seus clientes especiais ” mais tempo na casa, adimplentes e mantendo um relacionamento preferencial ” com mais uma taxa. O pagamento de R$ 10 dá o direito de estourar o limite de crédito do cartão. No Unibanco, cada compra excedente é punida com R$ 10. No Credicard, a tarifa é cobrada para o limite total liberado.

Segundo Marcelo Alonso, diretor de Relações Corporativas do Credicard, a iniciativa foi para facilitar a vida do consumidor, que nem sempre percebe que estourou o limite e tem a compra recusada. O aumento na linha de crédito dependerá do perfil do cliente e pode variar de 5% a 45%:

Esse aumento provisório é para uso emergencial e é mais concedido quando o cliente está no exterior.

Segundo Alonso, a administradora continua com a política de rever os limites periodicamente e aceita pedidos de quem deseja aumentar o crédito, bastando enviar os comprovantes de renda que demonstrem maior capacidade de pagamento.

Procon alerta, nova cobrança é abusiva

Segundo Alonso, a cobrança da taxa é pelo risco adicional que administradora assume ao liberar o limite. Augusto Estellita Lins, do Unibanco Visa, afirma que a liberação do crédito não vai facilitar as fraudes.

Aumentar 5% ou 10% no limite não vai tornar o risco maior ” afirma Lins.

Para a assistente do direção do Procon de São Paulo, Dinah Barreto, a cobrança é totalmente abusiva, já que não há qualquer serviço embutido que justifique a nova tarifa:

É uma decisão unilateral Estão cobrando isso baseado em qual custo? A obrigação da administradora é impedir o uso quando o limite excede ou aumentar o crédito do cliente.