Notícias

Consórcio da CEF só em agosto

Guarulhos, 03 de julho de 2002

Caixa Econômica Federal adiou para agosto o lançamento do consórcio imobiliário, que estava marcado para chegar ao mercado nesta segunda-feira. Segundo a instituição, só falta a liberação do Banco Central para que o produto comece a ser oferecido. O BC já havia condicionado a aprovação do consórcio à criação de uma empresa exclusiva para a sua administração. A nova empresa, que deverá ter o nome de Caixa Consórcio, já foi autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e será uma subsidiária da Caixa Seguros, do mesmo grupo.

O novo modelo de financiamento não exigirá comprovação de renda. Os valores ainda não foram fixados, mas a taxa de administração deverá ficar entre 15% e 16% ao ano, além de um fundo de reserva de 1% a 2% do valor do crédito e uma taxa de adesão de 2%. O prazo para pagamento vai variar de 60 meses a 120 meses. O valor máximo da carta de crédito deverá ser de R$ 180 mil.

A Caixa pretende formar grupos de acordo com a região dos participantes e os valores das cartas de crédito. Além disso, o número de cotistas de cada grupo deverá corresponder ao triplo do prazo escolhido, ou seja, quem optou por 120 meses fará parte de um grupo de 360 pessoas.

Danielle Abreu