Economia

Movimento do comércio sobe 2,5% em março

Dados foram levantados pela Boa Vista SCPC

Guarulhos, 18 de abril de 2017

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,5% em março, considerando os dados mensais com ajuste sazonal.

Na avaliação acumulada em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017) houve queda de 3,5% frente aos 12 meses antecedentes. Já na comparação mensal contra o mesmo mês do ano anterior, houve diminuição de 2,9%.

Desde novembro de 2016 o indicador do varejo vem gradualmente se recuperando quando observado na aferição acumulada em 12 meses. Com a perspectiva de melhoria do cenário econômico, como a diminuição de preços e juros, o aumento do consumo das famílias e dos investimentos, há a expectativa de que o varejo atinja um patamar positivo até o término do 1º semestre de 2017.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, os empresários devem ficar otimistas com os números divulgados pela Boa Vista SCPC. “Depois de um ano muito difícil e conturbado, tanto na economia como na política, os brasileiros podem ter um pouco de esperança. No entanto, sempre com os pés no chão. Vale ressaltar que a associação possui serviços e soluções comerciais para auxiliar todos empreendedores, independentemente do tamanho da empresa”.

Setores

Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 5,9% entre março e fevereiro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi negativa em 2,9%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” subiu 0,6% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 8,7%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 1,0% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 2,6%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou estabilidade (0%) em março considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 5,0%.