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Contas erradas são o maior prejuízo

Guarulhos, 25 de junho de 2002

As operadoras de telefonia perdem duas vezes mais receitas com erros nas contas de clientes do que com fraudes ou inadimplência. A informação é de Denis Maia, presidente da Choice, empresa brasileira de software de garantia de receita que atua checando a operação dos Registros Detalhados de Chamadas (CDRs, na sigla em inglês).

Essas perdas são constituídas de serviços realizados e não cobrados ou cobrados com erros, de usuários, de valores, de destino das chamadas e até de datas das operações.

Apesar disso, diz Maia, as operadoras têm investido mais em sistemas para evitar a fraude e a inadimplência. A operadora de telefonia fixa e celular CBTC, empresa do grupo Algar que atua na região de Uberlândia, por exemplo, é uma das que têm os erros nos CDRs como principal causa de evasão de receita. “Os erros acumulados em CDRs respondem por 45,2% das nossas perdas de receita. É bem mais do que as demais causas”, diz o assessor de garantia de receita da Presidência da CTBC, Sírio Henrique Carvalho.

Segundo ele, a empresa tem 5% de margem de lucro e 5% de perdas de receitas.

Estas últimas afetam tanto a telefonia fixa quanto a móvel. A redução de perdas é especialmente importante para as operadoras no atual momento. “O mercado atual não está passível de crescimento, então, as empresas têm de se voltar para reduzir perdas”, afirma Carvalho.

Não se sabe exatamente de quanto é a perda nas empresas brasileiras. Segundo Maia, consultorias indicam que as operadoras perdem até 11% com vazamentos que muitas vezes nem são identificados. Mas para Eduardo França, gerente de Garantia de Receita e Fraudes da GVT, empresa espelho da Brasil Telecom, esse índice é de 4%.