Notícias

RF libera primeiro lote de restituição do IR

Guarulhos, 17 de junho de 2002

ImagemA Receita Federal libera nesta segunda-feira o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2002, ano-base 2001. São 960.508 contribuintes com direito a receber R$ 949.902.436,57. O dinheiro está disponível para saque nas agências bancárias indicadas pelos contribuintes e já foi corrigido em 2,41%, referentes à Taxa Selic de maio, mais 1% de junho. Esses recursos não terão qualquer correção adicional, mesmo que os contribuintes demorem a sacá-los. A maioria das declarações liberadas foi entregue ao Fisco no início do prazo fixado pelo Leão e enviada pela internet.

Quem não informou o número da conta na hora de declarar deverá procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para 080078-5678 e pedir a transferência do valor para um banco do qual seja correntista. A restituição ficará à disposição do contribuinte por um ano. Após esse prazo, o saque só poderá ser feito em uma das delegacias regionais da Receita. Quem não concordar com o valor pode recebê-lo e depois pedir a revisão.

Pelo menos mais 14,56 milhões de contribuintes que entregaram a declaração do IR 2002 terão de esperar para ter o documento liberado. Mas, por enquanto, para essas pessoas ainda é cedo para saber se caíram na malha fina. Outros seis lotes ainda serão liberados até o fim do ano. Esses documentos estão sendo conferidos pelos sistemas da Receita.

Vivian Oswald