Notícias

Quer uma franquia? Veja as novidades

Guarulhos, 10 de junho de 2002

arteAbrir uma franquia hoje não se limita mais a uma lanchonete ou uma loja de perfume. As opções já são muitas – vão de central telefônica a um lava-rápido portátil – e puderam ser conferidas na 11ª feira da Associação Brasileira de Franchising (ABF Expo), que reuniu 150 empresas e 20 mil pessoas no ITM Expo, em São Paulo. O interesse em ser dono do próprio negócio vem crescendo – impulsionado pelo medo ou pelo próprio desemprego – e as franquias acabam sendo o caminho mais fácil. O setor movimenta por ano R$ 25 bilhões e a perspectiva é de crescimento. De 2000 para 2001, o aumento foi de 7%.

Esse crescimento se reflete na ABF Expo. A feira desse ano teve 13% a mais de expositores e um público 20% maior se comparada com o evento do ano passado.

Uma das franquias que mais chamaram a atenção foi o Pronto Wash – um lava-rápido portátil para ser usado em estacionamentos. A franquia consiste em um carrinho manual de plástico que vem acompanhado de todos os acessórios necessários para lavar um carro.

A idéia da empresa responsável é colocar o equipamento em estacionamentos de shoppings, supermercados e outros. O preço da franquia varia de R$ 13 mil a R$ 35 mil.

Treinamento de 10 dias

De acordo com o diretor da Pronto Wash, Alan Packer, a partir do momento que o franqueado assinar o contrato, o funcionário que for operar o carrinho passa por um treinamento de 10 dias. “Essa pessoa terá três funções: vender, lavar e cobrar. Por isso, exigimos que o franqueado selecione alguém com 1º grau e entre 18 e 23 anos.”

Outra opção é montar uma central telefônica. A Teletal lançou a franquia de lojas com cabines telefônicas individuais, parecidas com as antigas centrais da Telesp. A companhia informou que a vantagem para os usuários é o custo menor para os minutos falados. Dentro da cabine, enquanto conversa, a pessoa poderá acompanhar a quantidade de minutos e o valor que terá de pagar. O interessado em ser dono dessa central telefônica terá de desembolsar R$ 200 mil.

Ser dono de uma loja de aluguel de veículos também já é possível. Segundo o diretor da Master – empresa que está lançando a franquia, Eduardo Vannuchi, o custo de uma loja fica entre R$ 10 mil e R$ 30 mil.

A Red Angus Beef abriu franquia de seu Empório, uma loja que vende todos os produtos para churrasco. A loja-piloto da empresa fica em Campinas e foi inaugurada há um ano. O diretor de franchising da empresa, Gilson Ferraz Júnior, diz que o custo da franquia é de R$ 100 mil e para montar a loja é preciso investir mais R$ 150 mil.

THAÍS ANDRIOLI