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Shoppings lançam campanhas para o Dia dos Namorados

Guarulhos, 24 de maio de 2002

arteAs campanhas dos shoppings para o Dia dos Namorados começam a despontar no comércio, na expectativa de aquecer as vendas do inverno. Para o presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping Center (Alshop) Nabil Sahyon, o Dia dos Namorados deve render ao varejo um crescimento tímido de 2%, em relação ao mesmo período do ano passado. “Assim como no Dia das Mães, que fechou com um pequeno aumento de 3%, a data não deve animar as vendas, por causa da inadimplência e da queda do poder aquisitivo do consumidor”, diz Sahyon.

Bom ou mau momento, o comerciante investe para incentivar as compras. No shopping Center Norte, o investimento foi de R$ 500 mil em campanha realizada em parceria com seus lojistas, aserá veículada nas principais mídias. “Selecionamos mais de 140 produtos exclusivos e a preços especiais (que vão de R$ 5,00 a R$ 1.099,00) para todos os estilos de casais de namorados. Com isso, prevemos um crescimento nas vendas do período de 10%”, destaca o gerente. Os motivos para este desempenho, segundo ele, são a chegada do frio na cidade e pelas exposições no Expo Center Norte, onde todos os pavilhões estarão ocupados com feiras antes do dia 12 de junho.

No Shopping Leste Aricanduva, na zona Leste da capital, serão destinados R$ 800 mil na ação que vai premiar clientes com ingressos para um show da dupla sertaneja Bruno & Marrone e um desfile de moda. “Além de despertar a atenção do consumidor de uma forma inusitada, esperamos aumentar as vendas em até 5% em relação ao mesmo período do ano passado”, diz o superintendente Marcos Sérgio de Oliveira Novaes.

Além dos shoppings, os lojistas também estão apostando suas forças de vendas na data. A Porto Luna, loja de confecção feminina, por exemplo, quer aumentar as vendas em 10% este ano, em relação ao mesmo período do ano passado. “Com a chegada do frio, a procura esta aumentando. Além disso, roupa é um dos itens mais vendidos no Dia dos Namorados, por isso estamos realizando promoções, como jaqueta de couro por R$ 300”, diz.

Já a loja de calçados Bristol, que registrou um recuo nas vendas de 10% no Dia das Mães, espera reverter este quadro no Dia dos Namorados. Para o gerente Edmílson Martins, o frio deve ajudar na venda de sapatos. “Esperamos crescer 10% nesta data”, comenta o gerente.

Vale tudo para chamar a atenção do cliente. O Raposo Shopping por exemplo, investiu R$ 100 mnil em uma campanha que vai premiar o consumidor com uma mota Honda. “Com isso acreditamos em um aumento nas vendas de até 15%”, diz o superintendente Henrique Carvalho.

Segundo ele, o motivo para o otimismo é que o Dia dos Namorados é a terceira melhor data de vendas para o shopping, depois do Natal e do Dia das Mães. A campanha, intitulada como Gol no Coração, também foi uma forma encontrada pelo shopping de chamar o consumidor para a Copa do Mundo. “Estamos enviando 20 mil tabelas dos jogos para trazer o consumidor ao shopping neste período”, acredita Carvalho.

O superintendente do Shopping Metrô Tatuapé, na zona Leste da cidade, Cláudio Voso também acredita no apelo comercial da data. “Esperamos um crescimento de 12% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado, principalmente pela chegada do frio”, diz Voso. O shopping investiu R$180 mil na campanha “O Presente e o Futuro em suas Mãos”, que vai chamar a atenção do público com atividades como a leitura de mão. O Shopping ABC, em Santo André, na região metropolitana, também apostou no misticismo para gerar 10% de aumento em vendas no período. Segundo a gerente de marketing Márcia Pacheco, foram investidos R$ 200 mil na campanha.

Daniela Nogueira