Notícias

Caixa está presente em 5,5 mil cidades do país

Guarulhos, 23 de maio de 2002

A partir desta sexta-feira, a Caixa Econômica Federal passará a ser o primeiro banco do país presente nos 5.561 municípios brasileiros. Segundo o presidente da Caixa, Valdery Albuquerque, para conseguir expandir os serviços, a instituição implantou em 2.551 municípios ” onde a Caixa ainda não oferecia qualquer tipo de atendimento ” os chamados correspondentes bancários. São donos de mercearias, farmácias, lojas, mercados e outros, que firmaram convênios com o governo para poder atender ao público.

Foram investidos R$ 40 milhões no programa, uma média de R$ 16 mil por município. Os correspondentes terão uma máquina de processamento on-line ligada à Caixa e, inicialmente, as pessoas poderão sacar os benefícios do INSS e o dinheiro da bolsa-escola, do auxílio-alimentação e do auxílio-gás. Além disso, poderão efetuar pagamentos de contas de água, luz, telefone, fazer depósitos na caderneta de poupança e movimentação de pequenas quantias.

” Com o sistema, estamos evitando o desvio de dinheiro público no pagamento de benefícios e reduzindo custos ” disse Albuquerque.

Nos próximos meses, o sistema também irá receber pagamentos de impostos e permitir o saque dos recursos do FGTS que os trabalhadores têm direito de receber, correspondentes à diferença dos planos Verão e Collor I.

A autorização para que os bancos possam firmar convênios com os correspondentes bancários, em municípios onde não existam agências ou postos de atendimento, foi dada pelo Banco Central há dois anos e vai permitir aumentar o número de clientes atendidos pela Caixa.

Valderez Caetano