Notícias

Falha no SPB causa tumulto nos mercados

Guarulhos, 13 de maio de 2002

Pane prejudica imagem do sistema. Sexta-feira foi o pior dia do novo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) para as instituições financeiras desde seu lançamento, em 22 de abril. O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), que abre às 6h30 e fecha às 18h30, permaneceu fora do ar até as 17h40, impossibilitando, durante esse período, o registro de títulos públicos e o processamento das operações de redesconto ao longo do dia. “O mercado praticamente parou até o final da tarde”, disse o tesoureiro de um banco estrangeiro. O Selic é o coração do sistema financeiro nacional, pois responde por mais da metade do movimento diário de reservas do SPB. Sua paralisação ocorreu às vésperas da redução do piso da Transferência Eletrônica Disponível (TED) de R$ 5 milhões para R$ 1 milhão, a partir de hoje.

As poucas operações com títulos públicos realizadas sexta-feira só começaram a ser registradas no Selic depois das 17h40. Todas as operações do dia foram liquidadas até as 23h55, informou a este jornal, ontem, o Banco Central (BC). O chefe do Departamento de Informática do BC, José Eirado, disse que a falha ocorreu em um software que funciona como uma espécie de “ponte”, interligando dois computadores essenciais para o sistema.

Embora o acidente não tenha causado, aparentemente, prejuízos financeiros, a imagem do SPB foi arranhada. A avaliação de alguns profissionais do mercado é de que o novo sistema ainda tem muitos ajustes a serem feitos.

Christiane Hato, Chrystiane Silva e Patrícia Cunegundes