Notícias

Imposto será aumentado pelo governo em maio

Guarulhos, 10 de maio de 2002

arteO ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guilherme Dias, afirmou nesta quinta-feira que o governo vai anunciar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) até o dia 23 deste mês. Ele deixou claro que novos cortes no Orçamento terão de ser feitos até essa data, para compensar as perdas com o atraso na votação da CPMF.

Esses cortes ocorrerão em programas e projetos do governo em várias áreas sociais que somam hoje cerca de R$ 20 bilhões. Esse valor já exclui o dinheiro que será aplicado em 2002 em saúde, educação e assistência Social, que não podem ser cortados.

” Aumento do IOF e cortes são alternativas para até o dia 23 de maio. Depois, não sabemos o que pode acontecer ” disse Dias.

As medidas serão tomadas pelo governo em um primeiro momento respeitando a data limite para os ajustes bimestrais exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o ministro, não houve tempo hábil para se discutir o aumento de outros tributos e da redução da noventena (período de 90 dias para a entrada em vigor dos impostos aprovados no Congresso).

Vivian Oswald e Martha Beck