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Cartão aumenta vendas automáticas

Guarulhos, 07 de maio de 2002

arteFabricantes e operadores de máquinas de vendas automáticas apostam na adoção de cartões inteligentes para aumentar o consumo de produtos. A alternativa ao dinheiro pode aumentar as vendas em até 45%, segundo cálculos das empresas. A fabricante italiana de máquinas N&W Global Vending deu início à comercialização de leitores de cartão que são inseridos nos equipamentos este mês. O custo gira em torno de R$ 500 cada. As máquinas são utilizadas principalmente para venda de lanche e bebidas quentes. Segundo o presidente, Guillaume Borione, o sistema de cartão acaba com problemas de falta de troco e notas rejeitadas pelos equipamentos, fatores que têm freado as vendas. “Além disso, o cartão, por ser pré-pago, estimula o consumo”, afirma. Líder na comercialização de máquinas na Europa e Estados Unidos, a empresa chegou ao País há cerca de um ano e espera comercializar duas mil máquinas este ano. O objetivo é atingir faturamento de R$ 10 milhões em 2002 e constituir uma fábrica que servirá como base de exportação dos equipamentos para toda a América Latina.

Concorrência – A concorrente direta da N&W Global, a Nuova Bianchi, possui um sistema de cartões semelhante já implementado em cerca de 10 empresas brasileiras. A operadora de máquinas automáticas que inseriu a novidade, a Brasvending, afirma que depois da implementação do sistema em algumas máquinas, o movimento de pedidos por bebidas e snacks aumentou entre 35% e 45%. A idéia da Brasvending é levar o sistema de cartões para as máquinas que estejam dentro de empresas ou faculdades. De acordo com o gerente comercial da empresa, Marcos Antonio Marco, a vantagem do sistema não está apenas no aumento do consumo. “As empresas que possuem máquinas automáticas em suas instalações podem controlar a quantidade de bebidas por funcionário ou o acesso de pessoas aos produtos”, explica Marco. Por meio desse sistema, é possível oferecer benefícios como bônus e desconto em folha de pagamento. O cartão também permite lucros com marketing. Os cartões usados para débito podem ser estampados com propagandas da empresa ou de terceiros. “Imagine fazer propaganda via cartão numa faculdade por onde circulam 20 mil pessoas por dia”, diz Marco. A empresa está em busca de parceiros. “Essa operação está apenas no início”, afirma.

Setor – As máquinas de vendas automáticas estão conquistando o espaço das cafeteiras e copeiras das empresas por causa dos custos relativamente baixos. De acordo com a Associação Brasileira de Vendas Automáticas (ABVA) existem cerca de 30 mil máquinas no País. O setor cresceu apenas 15% no ano passado mas espera voltar as taxas de 25% a 30% neste ano verificados desde a implementação do Plano Real. No Brasil, esse mercado movimenta US$ 72 milhões por ano. Nos Estados Unidos existem 19,7 máquinas por habitante e na Europa existem 6,7 máquinas. No Brasil esse índice é bem menor.

Tsuli Narimatsu