Notícias

Cosmotec inaugura nova sede em Guarulhos

Guarulhos, 30 de abril de 2002

Empresa espera crescer 300% nos próximos anos

A Cosmotec, fabricante e importadora de princípios ativos para as mais importantes indústrias cosméticas do Brasil, acaba de investir US$ 1,5 milhão em sua nova e moderna unidade em Guarulhos, que terá, a partir de agora, capacidade instalada para a atender a demanda de 2 mil toneladas por ano de matérias-primas. Hoje, ela pode fabricar 500 toneladas, e a ocupação inicial da nova capacidade está projetada em 50%, para ser de 100% em 2003. O faturamento de 2001 da empresa foi de R$ 21,5 milhão com crescimento estimado de 52% sobre o resultado de 2000.

O aumento significativo no faturamento da empresa foi, em grande parte, devido ao fortalecimento de grandes contas como Avon , Boticário, L'Oreal , Natura e a Nivea. Dois grandes impulsionadores nas vendas de 2001 foram também as representações da GE Silicones (EUA) e da Goldschmidt (Alemanha), empresas que a Cosmotec possui a representação para o mercado Brasileiro. A Goldschmidt é atualmente a maior indústria de matérias-primas do segmento cosmético no mundo, que recentemente se fundiu com a gigante corporação alemã Degussa. A forte vocação internacional da Cosmotec resultou em parcerias com as 23 renomadas produtoras internacionais de matérias-primas que a empresa representa no Brasil.

Segundo Luciano Fagliari, diretor administrativo da empresa, a parte mais complicada do desenvolvimento de um novo produto cosmético, que é encontrar ativos eficazes, incorporá-lo em uma formulação estável e adaptar a fórmula às condições climáticas locais, com testes de estabilidade em extremos de temperatura, etc, fica quase que totalmente, por conta da Cosmotec.Tal habilidade exige pesquisa e desenvolvimento tecnológico e, principalmente, treinamento de pessoal no exterior, afirma ele.

PERFIL – A empresa iniciou suas atividades em 1987. Anos depois já havia conquistado a exclusividade de representações de grandes empresas do exterior como GE Silicones (EUA) e Goldschmidt (Alemanha) – maior indústria de ingredientes cosméticos do mundo e que se fundiu recentemente com a também alemã Degussa. Atualmente, a Cosmotec possui um portfólio de 300 princípios ativos que atendem às necessidades de diversos segmentos do setor cosmético, incluindo produtos para cabelo, pele e maquiagem.Entre seus concorrentes estão multinacionais como Basf, Ciba, Croda, Dow Corning, Roche entre outras. Em sua carteira de clientes destacam-se gigantes como Avon, Natura, L'Oreal, O Boticário, Nívea e Colgate-Palmolive.

A Cosmotec é um dos poucos fornecedores de matérias-primas do Brasil com o certificado internacional de qualidade ISO 9002 e acaba de conquistar mais um certificado internacional, a SA 8000 de Responsabilidade Social Empresarial. A Cosmotec é a primeira empresa do setor cosmético e a quinta empresa nas Américas a conquistar esta certificação, que aborda as práticas socialmente responsáveis dentro da empresa, junto aos seus colaboradores. Atualmente existem somente 115 corporações mundiais certificadas SA 8000.

Na inauguração esteve presente o gerente comercial da Acig, Maurici Dias Gomes, representando o presidente, Anunciato Thomeo Sobrinho.