Notícias

Caixa eletrônico poderá oferecer serviços em braile

Guarulhos, 30 de abril de 2002

arteCaixas eletrônicos poderão ser obrigados a oferecer serviço especializado em braile. É o que propõe o Projeto de Lei 6500/02, de autoria do deputado Luiz Ribeiro (PSDB-RJ), apresentado à Mesa no início deste mês.

De acordo com a proposta, as instituições bancárias, financeiras e de crédito deverão disponibilizar máquinas e equipamentos com o teclado escrito e programas em braile para impressão de saldos, extratos e comprovante de pagamento, além de programas sonoros para orientar a operação bancária.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população brasileira é portadora de deficiência, sendo 0,5% desta portadores de deficiência visual, num total aproximado de 700 mil cidadãos no País. “O isolamento social dessas pessoas ainda persiste. As barreiras para locomoção e orientação são grandes e se mostram desumanas”, avalia o autor do projeto.

“A ampliação e disponibilização de serviços especializados em braile pelas instituições financeiras faz-se imprescindível para a efetiva integração na vida em sociedade da pessoa cega”, conclui. A matéria, que tramita em caráter conclusivo, aguarda parecer da Comissão de Seguridade Social e Família.