Notícias

Internautas não querem arcar com ingerência das empresas de telefonia

Guarulhos, 23 de abril de 2002

Na semana passada houve muita especulação sobre um possível “caladão” (uma espécie de apagão na telefonia brasileira), após divulgação de documento por parte de uma operadora de telefonia móvel. O ministro das Comunicações, Juarez Quadros, aproveitou aparição em público nesta terça-feira (23) durante a abertura da Fenasoft, no Expo Center Norte (Capital) para tranquilizar o brasileiro, que não suportaria mais uma ameaça de colapso em serviço essencial como de telecomunicações.

Diante da polêmica, a Acig procurou medir junto aos internautas através da enquete semanal de seu Portal, o grau de tolerância em relação a estas ameaças de racionamento. Perguntamos aos visitantes do portal: “Você acha justo que em casos como o do apagão e agora o do caladão, a população pague sobretaxas devido às crises das operadoras de telecomunicação?” O resultado mostrou que o brasileiro está menos tolerante do que no passado, pois a maioria, ou seja 85,4% responderam não. Apenas 14,6% disseram sim, a população deve arcar com a ingerência das concessionárias de telefonia.

Diante da manifestação dos internautas e apesar das intervenções dos políticos e governantes para tentar reverter qualquer expectativa negativa num ano eleitoral, é bom que os guarulhenses, assim como os brasileiros, estejam cientes de que existem sim, alguns problemas com certas operadoras e que o serviço de telefonia no Brasil, além de ter um custo altíssimo, ainda não atingiu nível de excelência satisfatórios aos padrões mundiais.

O Departamento de Comunicação da Acig lembra que a enquete do Portal não possui carácter científico, com resultados passíveis de erros devido a amostragem pequena, funcionando apenas como mecanismo para medir as opiniões dos internautas sobre diversos assuntos.