Notícias

Conselho de Desenvolvimento Econômico discute revitalização de Cumbica

Guarulhos, 18 de abril de 2002

PMGO Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos realizou nesta terça-feira, dia 16, na sede da empresa Bardella, na Cidade Industrial de Cumbica, a segunda reunião para discutir o projeto de revitalização da região. Participaram do encontro as principais lideranças empresariais e industriais da cidade, o prefeito Elói Pietá e técnicos da Prefeitura.

O objetivo do encontro foi apresentar as ações emergenciais que já estão sendo desenvolvidas no bairro, bem como as intervenções previstas para médio e longo prazos.

Parceria

O prefeito abriu sua participação afirmando que “devemos trabalhar sem sonhar e sim com os pés no chão e em parceria”. Ele informou que estudos preliminares apontam que a demanda de recursos para resolver a situação na Cidade Satélite de Cumbica é de R$ 200 milhões e a Prefeitura disponibiliza para 2002 apenas 40 milhões para aplicar em todas as áreas da cidade.

Diante desse cenário, a parceria é a palavra chave para tentar buscar soluções práticas para a região, definiu Elói Pietá. Uma das questões citadas foi no setor habitacional, no qual a prioridade é a avenida Guinle, uma das principais vias de ligação na região, que foi ocupada por mais de duas mil famílias num processo que se prolonga por mais de dez anos.

A coordenadora do programa de revitalização da região de Cumbica, a secretária-adjunta de Planejamento, Eulália Portela, reforçou a informação de que a “Guinle” é o ponto de partida no plano habitacional. A arquiteta e urbanista Eulália disse que para isso há a necessidade de adquirir um terreno particular próximo à região industrial para a construção das moradias. A liberação da avenida é essencial devido à importância estratégica na ligação rodoviária de toda a Cidade Satélite de Cumbica.

Ações imediatas

Na oportunidade, foram anunciadas as ações que estão em andamento, como a poda de árvores na região da avenida Santos Dumont, próximo à Base Comunitária de Cumbica, onde também deverá ser ampliada a rede de iluminação pública. A colocação de placas de sinalização, o asfaltamento de parte da rua Diorama e a limpeza e a conservação de ruas estão em pleno desenvolvimento.

A implantação de duas novas linhas de ônibus para a região, sendo uma a pioneira em atravessar a Dutra, saindo de Bonsucesso até a Cidade Satélite, foi considerada um grande avanço pelos empresários presentes. A discussão dos benefícios fiscais também esteve em pauta, com a Prefeitura acenando com a possibilidade de iniciar a análise dos processos já solicitados.

PMG

O empresário Luís Roberto Mesquita, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, mediou o encontro e o avaliou como positivo e por fazer parte de um processo de integração necessário para que a cidade consiga retomar realmente seu crescimento, com qualidade de vida e cidadania. A data da próxima reunião ainda não foi definida.