Notícias

Pequenas são as que mais empregam na construção

Guarulhos, 12 de abril de 2002

A maioria dos empregos oferecidos na construção civil estão nas micro e pequenas empresas. Dos 1,2 milhão de trabalhadores formais deste setor, 685 mil, ou 56,6% deles estão em empresas de porte menor. Mas esse número pode ser ainda maior.

Um levantamento feito pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) mostra que outros 3,6 milhões de trabalhadores do setor são informais, a grande maioria.

“Isso significa dizer que esse número de empregados nas micro e pequenas empresas da área de construção em todo o País pode muito maior”, afirma o economista da entidade, Alexandre Guazzelli, responsável pelo levantamento divulgado.

A base do estudo é o ano de 2000. De acordo com o levantamento, na segunda metade da década de 90, as micro e pequenas empresas passaram a empregar a maioria da mão-de-obra do setor da construção civil.

Comparando dados da Rais (base de dados utilizada pelo Ministério do Trabalho), o economista constatou que, no ano de 1995, as micro e pequenas empresas do setor tinham suas vagas ocupadas por cerca de 329 mil trabalhadores – aproximadamente 30,8% do total de empregados da construção civil. Número que dobrou em 2000.

“Existe uma tendência de as novas vagas da construção civil se concentrarem nas micro e pequenas empresas”, observa Guazzelli. O economista destaca também que neste setor, mais de 90% das empresas são de porte pequeno. “É muito fácil abrir uma pequena empresa, principalmente para a prestação de serviços na construção civil”, afirma.

Para caracterizar a pesquisa, foi utilizada a definição do Sebrae, que considera como microempresa aquela que emprega até 19 trabalhadores. Já a pequena empresa possui entre 20 e 99 funcionários.

Crislaine Coscarelli