Notícias

Brasil pede à Argentina fim das barreiras comerciais

Guarulhos, 21 de março de 2002

O Brasil apresentou à Argentina uma proposta de eliminação total das medidas antidumping que dificultam o comércio entre os dois países. A proposta foi discutida durante reunião entre os empresários brasileiros e argentinos coordenadas pelos ministros de Indústria e Comércio dos dois países, Sergio Amaral e Ignacio de Mendiguren.

O ministro brasileiro afirmou, em rápida declaração à imprensa, que este é o começo de um trabalho conjunto “para limpar a mesa e eliminar as restrições ao comércio”. Ele pediu que a Argentina reveja suas medidas antidumping contra aproximadamente 20 produtos brasileiros, entre os quais aço, papel, frango e jeans.

Segundo Amaral, o governo brasileiro espera que o processo de desobstrução dos canais de comércio avance até a visita do presidente Eduardo Duhalde ao Brasil, cuja data ainda está sendo discutida.

Os empresários brasileiros estão reunidos na Embaixada do Brasil com representantes do chamado Grupo Brasil, integrado pelas 200 maiores empresas brasileiras no país. Enquanto isso, segundo revelou à Agência Estado uma fonte do governo argentino, o ministro Amaral está conversando com o chefe de Gabinete da Presidência, Jorge Capitanich. No final da tarde, o ministro brasileiro dará entrevista coletiva para fazer um balanço da visita e das negociações sobre o acordo automotivo, que também estão em curso.