Notícias

Política de preço de combustível é precipitada

Guarulhos, 12 de março de 2002

Uma boa notícia: a gasolina baixou o preço! Com este discurso, o governo há alguns dias mostrou-se eficiente no seu principal mister que é a gestão do dinheiro público, conseguindo a redução do preço dos combustíveis nas bombas de abastecimento (consumidor final). Muito comemorada, esta atitude ficou sob o holofote da mídia durante alguns dias, ressuscitando os antigos “sherifes” para fiscalizarem os postos de abastecimento no cumprimento da determinação governamental.

Passado o frenesi, o Governo reajustou os preços, trazendo-o para níveis muito próximos dos praticados anteriormente.

Sensatez ou precipitação?

A tradicional enquete eletrônica promovida semanalmente pelo Portal da Acig, que colheu os votos de 84 internautas no período de 5 a 12 de março, demonstrou que a opinião da maioria dos internautas apontou uma precipitação das atitudes do Governo no trato de ações como esta.

A pergunta foi a seguinte: Recentemente, o governo baixou os preços dos combustíveis e, logo em seguida, autorizou novo aumento. Na sua opinião: É normal essa atitude, porque seguiu a variação do preço internacional. É político, foi uma atitude precipitada. Não tenho opinião a respeito. O segundo quesito obteve 61% dos votos totais, demonstrando, portanto, que a maioria acredita que há uma forte motivação política envolvida nessa determinação.

Ambulantes no Centro

Quem não se lembra do episódio do dia 16 de outubro de 2001, quando a retirada dos ambulantes da Dom Pedro II gerou uma manifestação, sendo necessária a presença da Tropa de Choque, bombas de efeito moral e balas de borracha? Nesta segunda-feira (11/03), um projeto de lei que dizia respeito ao zoneamento de locais para uso dos camelôs – anteriormente vetado pelo prefeito Elói Pietá – será definitivamente promulgada. Com isso, os próprios camelôs terão o poder de estabelecer o zoneamento dos locais com a demarcação das áreas necessárias para a atividade.

Desta forma, a enquete eletrônica pergunta: Você acha correto os próprios ambulantes estabelecerem o melhor local para trabalharem? Dê o seu voto.

Como sempre o Portal da Acig informa: as enquetes eletrônicas divulgadas não possuem valor científico, não são baseadas em fórmulas estatísticas, não levantam perfis sócio-econômicos ou solicitam identificação do visitante. O sistema é baseado na mera opinião daquele que vota. Temas de alta indagação ficam fora desse tipo de mecanismo.