Notícias

Mercado financeiro deve manter otimismo

Guarulhos, 28 de fevereiro de 2002

O mercado financeiro brasileiro deve manter o bom humor nesta quinta-feira, repercutindo as boas notícias de ontem. A melhora da percepção de risco do Brasil pela Moody´s, a aprovação do fim da CPMF em negócios com ações e o novo mecanismo que o Banco Central adotará na rolagem de títulos públicos são as três principais novidades para o mercado. Em contrapartida está o aumento de 2,2% da gasolina, a partir de sábado.

Também a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) concentra as atenções do mercado. A ata confirmou as expectativas ao indicar que considera uma inflação entre 4% e 4,5%, acima da meta central, de 3,5%, mas ainda dentro da “banda larga”, de até dois pontos percentuais. Ou seja, o BC trabalha com uma inflação situada entre a meta central e o limite máximo.

Ontem foi um dia de euforia nos mercados brasileiros, por conta do otimismo com as notícias do cenário interno. O dólar comercial teve queda de 1,58%, cotado a R$ 2,358 na ponta de venda. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subiu 1,77%, com volume financeiro expressivo, de R$ 749,7 milhões. Segundo Luiz Antônio Vaz das Neves, da Planner Corretora, a bolsa paulista corre o risco de passar por uma realização de lucros hoje ou amanhã, já que acumula alta de 4,7% na semana. No mercado de câmbio, o destaque é para a disputa pela média das cotações do último dia do mês, a Ptax. A Ptax é a referência para os contratos futuros. Segundo Fernando Leite, da Quality Corretora, os investidores “vendidos” podem levar vantagem hoje, já que a tendência do dólar tem sido de queda.

Paula Dias