Notícias

Caixa lança novas modalidades de financiamento imobiliário em março

Guarulhos, 25 de fevereiro de 2002

A Caixa Econômica Federal vai lançar, em março, consórcio imobiliário e títulos de capitalização para aquisição da casa própria. Segundo o presidente da instituição, Emílio Carazzai, o financiamento não ficará restrito às unidades novas, mas também para imóveis usados. “É preciso dar vazão para esse estoque de usados”, disse Carazzai, acrescentando que atualmente existem 9,3 milhões de domícilios desocupados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Esta tística (IBGE).

Os detalhes dessas modalidades de crédito, como prazo de pagamento, serão anunciados somente no mês que vem. Por enquanto, Carazzai antecipa que a Caixa discute a formação de uma parceira com a Associação Brasileira das Administradoras de Consócios (Abac). ” Em princípio, a CEF traz credibilidade e uma rede com grande capacidade de distribuição. As administradoras de consórcio podem oferecer retaguarda e processamento”, afirmou.

Os critérios de associação ainda são tema de debate. “Se nos unirmos com as líderes de cada região, iremos esmagar as menores”, explicou o presidente da Caixa. Já o título de capitalização será operado por meio da Federal Cap.

A Caixa também planeja lançar até o fim de março uma poupança programada. Carazzai participou nesta sexta-feira de um encontro no Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo (Secovi-SP).