Notícias

Levantamento de pontos turísticos

Guarulhos, 08 de fevereiro de 2002

A Secretaria de Turismo quer acabar com o conceito de que Guarulhos não dispõe de pontos turísticos. Para tanto, está fazendo um levantamento sobre os locais da cidade que oferecem opções de lazer, de negócios e religiosas. Até o momento, cerca de 40 locais já foram visitados, entre eles 20 restaurantes, sete hotéis, seis pesqueiros e faculdades, além da Gruta de Itapegica e a Igreja de Bonsucesso, importantes referências religiosas do município.

A medida visa catalogar todos os segmentos e atrativos da cidade, objetivando a implantação de projetos futuros como parques temáticos, feiras e eventos, bem como a divulgação do potencial do município. A partir das informações obtidas pela pesquisa, será lançado um guia comercial com dados sobre hotéis, agências de viagem, entretenimento e outros serviços para consulta.

Através de uma metodologia de inventário utilizada pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) – que possibilita trabalhar com a logística de turismo – serão analisados setores como transportes, áreas viárias, infra-estrutura e demais fatores. Na avaliação da Secretaria, o resultado será fundamental para que os novos empreendedores possam investir sem riscos no município.

Apesar de possuir um grande e variado parque industrial, com indústrias têxteis, gráficas e alimentícias, entre outras, Guarulhos dispõe de vastas áreas físicas permitidas para implantação de demais atividades.

Passam pelo município duas rodovias federais e uma estadual, por onde circulam mais de 12 milhões de pessoas por ano. A cidade também conta com o maior aeroporto da América do Sul, por onde passam anualmente cerca de 15 milhões de passageiros, com previsão de aumento para 25 milhões com a construção da terceira pista, segundo a Infraero (Empresa de Infra-Estrutura Aeroportuária).