Notícias

Na capital, menos registros no SCPC

Guarulhos, 04 de fevereiro de 2002

O número de registros recebidos pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) apresentou queda de 20,6% em janeiro, comparado a igual mês do ano passado, segundo dados do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV). De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), responsável pelo serviço, o resultado já era esperado. Os motivos: desaceleração das vendas a prazo, redução dos prazos do crediário e maior rigor na concessão do crédito.

Segundo a ACSP, o movimento das consultas ao SCPC caiu 5,1% em janeiro, em relação ao mesmo período de 2001. O UseCheque – termômetro para vendas à vista – apresentou crescimento de 9,8%. O aumento, informou a associação, reflete a maior venda de bens de menor valor e a expansão do número de usuários, permitido pelo aprimoramento técnico do sistema.

De acordo com o IEGV, houve aumento significativo do número de títulos protestados no primeiro mês deste ano. No período, foram 107,089 mil, ante os 58,082 mil de igual mês de 2001. A associação explica, porém, que o dado não pode ser comparado, já que o critério de cobrança dos protestos mudou; passou a isentar o credor de qualquer pagamento. (Gazeta Grande São Paulo/Página 5)(Lorena Vieira do Panorama Setorial)