Notícias

Filme Vanilla Sky é uma das estréias da semana

Guarulhos, 25 de janeiro de 2002

DivulgacaoVanilla Sky é um remake cena por cena do filme espanhol Abre los Ojos, de 1997, embora o tom da produção estrelada por Tom Cruise seja um pouco diferente da obra original.

A história misteriosa sobre o belíssimo rapaz que tem o rosto desfigurado num acidente de carro começa sem tropeços, graças à apresentação intrigante e ao elenco atraente. Assim como o filme original, Vanilla Sky acaba caindo numa confusão envolvendo elementos familiares como realidade versus fantasia.

Extremamente bem-feito, embora um tanto frustrantemente confuso à medida em que vai chegando no final, Abre los Ojos abriu as portas do sucesso a seu diretor e co-roteirista, Alejandro Amenabar.

Partindo do entusiasmo manifestado pelo filme por Tom Cruise e Nicole Kidman, o diretor vendeu os direitos de refilmagem a Cruise e sua parceira de produção, Paula Wagner, e convenceu Kidman a estrelar outro filme seu, Os Outros.

Cameron Crowe, parceiro de Cruise em Jerry Maguire, foi chamado para adaptar e dirigir o remake. Ele praticamente não mudou o roteiro original de Amenabar, mantendo os diálogos-chave, tanto assim que sua contribuição mais importante foi mudar o clima geral, que, no espanhol, é de esquisitice sombria, mas em Vanilla Sky é carregado de modernidade e rock'n'roll.

Tom Cruise é David Aames, um nova-iorquino que herdou uma fortuna à qual ele quase não dá bola, praticamente tropeça em todas as mulheres que se prostram a seus pés, rejeita a idéia de compromisso amoroso e tem fobia de lugares altos.

Como o filme original, Vanilla Sky começa com Penólope Cruz dizendo “abre los ojos” para, em seguida, indicar que haverá dois níveis de ação.

Num “fast-forward” repentino, vemos David, com o rosto escondido atrás de uma máscara, aos cuidados do terapeuta McCabe (Kurt Russell), que revela que David foi acusado de homicídio.

Embora ele tenha feito questão de não convidar sua ocasional amante Julie (Cameron Diaz) para sua festa de aniversário, ela aparece assim mesmo.

Seu melhor amigo, Brian (Jason Lee), traz outra beldade, Sofia (Penélope Cruz), e, de brincadeira, David fica com ela só para manter Julie à distância. Louca de ciúmes, Julie consegue fazer David entrar em seu carro e joga o automóvel da ponte.

Alguns meses e algumas cirurgias mais tarde, o antes belo David surge com o rosto horrivelmente marcado e sonha que ele poderia voltar ao normal. Ele começa a correr atrás de Sofia, que o repudia.

De repente, tudo está normal outra vez: o rosto de David está perfeito e Sofia o leva para a cama. Então, é Julie quem está em sua cama, tomando o lugar de Sofia.

Durante uma transa intensa, David perde a razão e parece matar Sofia/Julie, é declarado insano pelo terapeuta e acaba no consultório de uma empresa especializada em criogenia.

A final de Abre los ojos é obscuro, mas Cameron Crowe se esforça para explicar o que acontece, para que o público não saia do cinema frustrado.

Confira a programação de cinema do Internacional Shopping Guarulhos