Notícias

A Rússia tem o apoio brasileiro para ingressar na OMC

Guarulhos, 15 de janeiro de 2002

ImagemOs presidentes Fernando Henrique Cardoso e Vladimir Putin, da Rússia, assinaram ontem no Kremlin uma declaração conjunta, na qual a Rússia formaliza seu respaldo à reivindicação brasileira de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e, em retribuição, o Brasil apóia a aspiração russa de ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC). Nos discursos depois das assinaturas, os dois presidentes mencionaram também outro foco de interesse mútuo: a aproximação entre a Rússia e o Mercosul.

Na declaração, os dois governos manifestam interesse em “projetos conjuntos nas áreas de alta tecnologia como a indústria aeronáutica, espacial, telecomunicações, combustíveis e energia, inclusive no desenvolvimento de tecnologias inovadores na área nuclear”.

O Brasil tem interesse na transferência de tecnologia russa para o seu Veículo Lançador de Satélites; em troca, a Rússia usaria a base espacial de Alcântara. Os russos querem vender seus caças Sukhoi ao Brasil, que por sua vez tenta exportar jatos da Embraer. No grupo de 70 empresários brasileiros que vieram a Moscou estão o presidente da Embraer, Maurício Botelho, e o da Avibrás, João Verdi de Carvalho Leite.

O ministro da Defesa, Geraldo Quintão, também deve vir em breve à capital russa. A declaração anuncia para breve a assinatura de um memorando de entendimento sobre cooperação em tecnologias militares e diz que os dois chefes de Estado querem “elevar o relacionamento bilateral ao nível de uma parceria estratégica de longo prazo”.