Notícias

Restaurante Solidariedade já forneceu 4 milrefeições

Guarulhos, 15 de janeiro de 2002

Inaugurado no dia 26 de dezembro, o Restaurante Popular Solidariedade já ofereceu aproximadamente 4 mil refeições aos guarulhenses. Aberto de segunda a sexta-feira, a partir das 11 horas, o local oferece diariamente uma alimentação completa com arroz, feijão, uma porção de legumes, carne, sobremesa e um refresco. Tudo isso ao preço de R$ 1,00.

Nos primeiros dez dias de funcionamento, o atendimento ultrapassou a meta inicial, estipulada em 200 refeições diárias, e atendeu uma média de 350 pessoas. O objetivo é chegar a mil pratos por dia. Graças ao apoio de vários empresários do ramo alimentício, na primeira semana a comida pôde ser oferecida gratuitamente.

O público-alvo do projeto social é formado por trabalhadores de baixa renda, desempregados e pessoas em situação de exclusão social. Nestes primeiros dez dias de funcionamento foi observada uma freqüência elevada de homens acima dos 40 anos, entre desempregados e catadores de papel, além de muitas mulheres efamílias completas.

Entre nutricionistas, cozinheiras, ajudantes, almoxarife, caixa, auxiliar e coordenadoria, o restaurante conta com cerca de 20 funcionários. A maioria passou por cursos especiais nas áreas de alimentação e de atendimento. O espaço tem 520 metros quadrados em cada um dos dois pavimentos, cinco banheiros, sendo dois femininos, dois masculinos e um para pessoas portadoras de deficiência física, além de dois vestiários. O local já está sendo utilizado para apresentações musicais durante o almoço e, futuramente, contará com exposições artísticas.