Notícias

Incêndios na Austrália fogem do controle

Guarulhos, 27 de dezembro de 2001

ImagemFocos de incêndio queimavam um raio de 650 quilômetros quadrados no leste da Austrália ontem, passando por rios, devastando vastas extensões de terra e destruindo mais de 140 casas e propriedades.

O governo do Estado de Nova Gales do Sul -onde está localizada a cidade de Sydney- advertiu que os incêndios, que forçaram milhares de pessoas a fugir de suas casas durante o Natal, poderiam permanecer fora de controle por mais dez dias. Duas dezenas de zonas de calamidade foram declaradas nos subúrbios de Sydney e por todo o Estado.

Com a cidade de Sydney envolvida em uma nuvem de fumaça, o Departamento de Meteorologia advertiu que o calor, o ar seco e os ventos fortes -clima perfeito para dissipar o fogo- devem continuar por vários dias.

A temperatura na região permanece por volta de 35oC, e as rajadas de vento atingem até 90 km/h.

Ontem, as chamas avançaram pelo Royal National Park, ao sul de Sydney, com tal ferocidade que as autoridades previam que o fogo queimaria tudo até o fim do dia. O parque -o segundo mais antigo do mundo, atrás somente do Yellowstone, nos EUA- já havia sido atingido por incêndios duas vezes nos últimos oito anos.

O mesmo incêndio ameaçava casas na cidade de Wollongong, 90 quilômetros ao sul de Sydney, após passar por assentamentos no litoral, como Waterfall, onde a escola pública local foi reduzida a cinzas. Até ontem, pelo menos 2.500 pessoas haviam sido retiradas de suas casas em toda Nova Gales do Sul.

Entulho

Trinta casas e um shopping center também foram consumidos pelo fogo em Silverdale, nos subúrbios a oeste de Sydney. Uma moradora, Sandra Rodgers, disse que sua casa havia sido poupada, mas que agora estava cercada por entulho. “Tudo está queimado à nossa volta”, disse ela. “Não sobrou nada.”

Muitos dos quase cem focos de incêndio que permaneciam ontem haviam sido iniciados no parque nacional Blue Mountains, 65 quilômetros a oeste de Sydney, e se espalharam em direção à costa em apenas seis horas durante o dia de Natal, devorando árvores e espalhando cinzas pelas praias.

Centenas de bombeiros do Estado vizinho de Victoria se juntaram aos mais de 5.000 trabalhadores de emergência que tentam combater o fogo, que isolou cidades, cortou linhas de transmissão de energia e forçou o fechamento de linhas de trens e de rodovias.

O combate ao fogo conta com 46 aviões especiais para lançar água sobre os focos, além de cinco helicópteros emprestados pelo Departamento de Defesa.

Um dos focos conseguiu ontem ultrapassar a barreira do rio Nepean, a nordeste de Sydney, e pôs casas em risco na região do subúrbio de Baulkham Hills.

Alguns dos focos de incêndio podem ter sido iniciados deliberadamente. A polícia investiga pelo menos sete casos suspeitos.

Até ontem, não haviam sido registrados casos de pessoas mortas ou feridas seriamente pelo fogo. Mas cerca de 5.000 ovelhas foram mortas por um dos focos, que destruiu cerca de 20,2 mil hectares no oeste de Nova Gales do Sul.