Notícias

Gravadoras lançam novo serviço de música on-line

Guarulhos, 20 de dezembro de 2001

Chega ao mercado hoje mais um Napster das gravadoras: o Pressplay, dos selos Sony e Universal Music. O serviço permitirá o download de músicas e a gravação de CDs a partir do computador.

Inicialmente estará disponível para um número limitado de usuários da MSN Music, Roxio e Yahoo, entre outros sites, que poderão experimentar o serviço gratuitamente por 14 dias. O lançamento definitivo ocorre no Ano Novo.

A assinatura mensal varia de US$ 9,95 a US$ 24,95. O plano básico permite ouvir 300 músicas por streaming e baixar até 30 arquivos para o computador. A opção mais completa inclui 300 streamings e 100 downloads, dos quais 20 podem ser queimados em CD.

Além do catálogo de canções das gravadoras acionistas, o acervo do site vai contar com músicas da EMI e de outros selos independentes.

No entanto, os arquivos baixados só funcionarão enquanto o usuário assinar o Pressplay. As músicas gravadas em CDs continuam funcionando.

Um serviço similar foi lançado na semana passada pela BMG, Warner e EMI em conjunto com a RealNetworks, o MusicNet. A única diferença para o Pressplay é a impossibilidade de gravar CDs.

Ambos os serviços são uma resposta atrasada das gravadoras à explosão da música digital na internet, cujo principal responsável foi o Napster. O programa foi obrigado a sair do ar em julho por determinação judicial e negocia com as gravadoras seu retorno, também como um serviço de assinatura.

com agências internacionais