Notícias

Bin Laden está encurralado, dizem fontes dos EUA

Guarulhos, 14 de dezembro de 2001

Combatentes da oposição e soldados norte-americanos conseguiram cercar Osama bin Laden em um complexo de cavernas nos arredores de Tora Bora, revelaram autoridades militares dos Estados Unidos.

Apesar das notícias recentes de que o chefe da rede terrorista Al Qaeda já teria abandonado o Afeganistão, um alto oficial disse que bin Laden estaria ainda no país, em uma área cercada por dois vales, a leste e oeste.

As tropas da Aliança Oriental cercaram alvos da Al Qaeda a partir do norte e soldados paquistaneses, segundo a fonte norte-americana, encontram-se em “perfeita posição de bloqueio” ao sul.

Nesta sexta-feira, as Forças Especiais dos Estados Unidos começaram a desempenhar um papel mais ativo na ofesnvia contra bin Laden, fechando ainda mais o cerco na região de Tora Bora.

Caças norte-americanos concentraram-se na área, bombardeando pesadamente as montanhas. O correspondente da CNN Brent Sadler viu aviões C-130 voando em círculos e disparando contra supostos alvos da Al Qaeda.

Segundo as equipes da CNN que testemunharam as intensas explosões da madrugada, os Estados Unidos estão usando uma de suas maiores armas no Afeganistão: a bomba de fragmentação “margarida”, que pesa em torno de sete toneladas.

Sadler informou que os detalhes das linhas de frente tornaram-se escassos desde quinta-feira, possivelmente por causa do envolvimento das Forças Especiais dos Estados Unidos e do avanço das tropas da Aliança Oriental.

Os combates acontecem em dois vales ao sul de Tora Bora, perto da fronteira com o Paquistão.

Um alto oficial norte-americano contou que os combatentes da Al Qaeda estão oferecendo forte resistência.

“Eles realmente têm algo por que lutar. Estamos nos concentrando nessa área. Não sabemos exatamente onde ele (bin Laden) está, mas acreditamos que a área seja essa”, acrescentou.