Notícias

Cai o último reduto talibã no Afeganistão

Guarulhos, 07 de dezembro de 2001

ISLAMABAD – O Talibã perdeu seu último reduto no Afeganistão. A milícia extremista entregou as armas e guerreiros da oposição entraram em Kandahar, a cidade-fortaleza que abrigou durante cinco anos o líder espiritual talibã, Mohammed Omar. Os fundamentalistas também desistiram de combater nas províncias de Zabol e Helmand, e a cidade de Spin Boldak, próxima de Kandahar, também passou ao controle das tropas oposicionistas.

– A autoridade do Talibã chegou efetivamente ao fim. Não existe mais necessidade de expulsarmos talibãs de Kandahar – disse Hamid Karzai, o futuro primeiro-ministro provisório do Afeganistão.

Segundo Karzai, havia um acordo para que os soldados talibãs entregassem as armas na manhã desta sexta-feira, mas os milicianos resolveram se antecipar e começaram a se render durante a madrugada. Forças leais ao mujaheed Najibullah estão no controle dos principais prédios militares e administrativos de Kandahar. Mas durante a entrega de armas, houve vários episódios violentos na cidade. Foram registrados saques a agências humanitárias, prédios comerciais e residências.

Segundo a agência, as armas foram entregues a uma comissão conjunta de autoridades políticas, militares e religiosas encabeçada pelo mulá Najibullah, ex-chefe militar de Kandahar.

– Enviamos dois dos principais comandantes a Kandahar para evitar o desaparecimento das armas – disse Karzai, acrescentando que não tem notícias sobre a localização do mulá Omar e de Osama bin Laden.

Muitos talibãs deverão se entregar, mas acredita-se que alguns milicianos fugirão através das áreas rurais ao redor de Kandahar, enquanto outros podem se esconder dentro da própria cidade, segundo a CNN.

Ainda há dúvidas sobre quem ficará com o controle da cidade, já que Karzai não aceita a entrega do poder para Najibullah. Pelos termos do acordo, Karzai não poderia entrar na cidade, e seria permitido ao mulá Omar “viver em dignidade”. Mas Karzai nega que haja condições em relação a esses pontos.

Agências internacionais