Notícias

Projeto do Aeroporto sai do papel

Guarulhos, 04 de dezembro de 2001

Reunião entre Infraero, Governo Estadual e Prefeitura dá a largada para a expansão do Aeroporto Internacional de Guarulhos

Uma reunião entre representantes do governo estadual, da prefeitura de Guarulhos e da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), nesta segunda à noite, parece ser o primeiro sinal de que o projeto de expansão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deve começar a sair do papel. Os pontos principais foram o consenso para solucionar problemas e a futura divisão das responsabilidades.

A questão mais grave será a retirada de cerca de 3,8 mil famílias que vivem, ilegalmente ou não, em 1,43 quilômetro quadrado, que fazem parte da área de preservação da terceira pista do aeroporto, que será construída. Além disso, há 17 escolas na região e um rio, que terá de ser desviado. A pista, segundo o prefeito Elói Pietá, praticamente divide a cidade de Guarulhos em duas partes e a ligação entre elas deverá ser refeita.

O secretário estadual dos Transportes, Michael Zeitlin, disse que dentro de dez dias um convênio entre a Infraero e o Estado deverá ser assinado para legalizar o acordo entre as partes. O passo seguinte será a assinatura de um decreto de utilidade pública e cadastramento dos moradores.