Notícias

Funcionários da Volks aprovam corte de salário e jornada

Guarulhos, 22 de novembro de 2001

Os 16 mil funcionários da Volkswagen acabaram de aprovar a proposta de flexibilização da jornada de trabalho negociada, entre a direção mundial da empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, na Alemanha.

Antes de iniciar a votação, que decidiu em peso pela aprovação da proposta, o presidente do sindicato, Luiz Marinho, pediu para os trabalhadores votarem com consciência.

“Esta proposta tem cinco anos de validade, se vocês aprovarem ela agora, não adianta querer renovar o acordo daqui a dois anos. Ela só poderá ser alterada depois de cinco anos”, disse ele.

Depois da votação, o sindicalista foi carregado nos ombros pelos funcionários da Volkswagen de São Bernardo, localizada no ABC paulista, que gritaram: “Uh ABC! Uh ABC!”.

Marinho deixou bem claro, antes da votação, que, caso a proposta fosse aprovada, a empresa cancelaria as 3.000 demissões e faria investimentos na fábrica de São Bernardo que garantiriam o funcionamento da unidade por mais cinco anos.

Com a aprovação da proposta, a empresa deve fabricar, em São Bernardo, a versão exportação do Polo sedan a partir do segundo semestre de 2002. O veículo seria feito inicialmente na China.

Ao mesmo tempo, a Volks acena com a possibilidade de trazer para São Bernardo a produção do projeto Tupi, que seria fabricado em São José dos Pinhais. O projeto da empresa é dividir a produção do Tupi entre as duas unidades. São Bernardo ficaria com a produção da linha para exportação e São José dos Pinhais, com a versão dirigida para o mercado nacional.