Notícias

Resultados positivos da Volks surpreendem analistas.

Guarulhos, 05 de novembro de 2001

Os lucros da Volkswagen, no terceiro trimestre, foram muito maiores que as previsões dos analistas. Tudo indica que, apesar do enfraquecimento da conjuntura, a montadora terá um balanço recorde neste ano.

O faturamento bruto da Volkswagen no terceiro trimestre aumentou 10%, para 988 milhões de euros. Os analistas haviam previsto uma queda de 631 milhões de euros.

Os diretores reiteraram seus prognósticos, de que o balanço deste ano será superior ao do ano passado, apesar das dificuldades enfrentadas este ano pelo setor automobilístico.

O lucro líquido do terceiro trimestre chegou a atingir 903 milhões de euros, de acordo com as regras internacionais da IAS (International Accounting Standards), que a Volkswagen adotará a partir deste ano para efetuar o seu balanço.

Os analistas do setor automobilístico e dos grandes bancos não esconderam sua surpresa. “Os dados são melhores que o esperado, mas misteriosos”, afirmou Rolf Woller, do HypoVereinsbank.

As vendas da Volkswgen recuaram na Alemanha e na América do Sul e aumentaram na América do Norte, Ásia/Pacífico e Europa do Leste.

Nos Estados Unidos, o mês de setembro foi melhor do que o esperado, apesar dos atentados contra o World Trade Center e o Pentágono. A montadora vendeu apenas 2,2% a menos, embora o mercado americano, como um todo, tenha recuado 7,7%. No cômputo de vendas do terceiro trimestre, houve até mesmo um pequeno acréscimo, no mercado norte-americano, de 0,8%.