Notícias

Saúde Bucal e Qualidade de Vida

Guarulhos, 16 de outubro de 2001

ImagemA intenção deste trabalho é procurar alertar a população para os graves problemas decorrentes da falta de conhecimentoque os maus cuidados com os dentes e tecidos moles orais (principalmente gengiva) podem ocasionar.

Os dentes infeccionados, as gengivas sanguinolentas, contribuem para quadros verdadeiramente estarrecedores de doenças do coração. Pesquisas realizadas pelo Instituto do Coração (INCOR) revelam que 45% das endocardites bacterianas tem origem nas doenças da cavidade bucal e são desencadeados por infecções espontâneas resultantes de dentes ou gengivas em mau estado, pois as bactérias que habitam normalmente a boca entram pela corrente sanguínea indo parar no coração provocando endocardite infecciosa, responsável por uma alta morbidade e por significativas taxas de mortalidade (em torno de 20% dos doentes não sobrevivem).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), nos últimos 20 anos os óbitos decorrentes de Câncer bucal aumentaram cerca de 50%. O Brasil tem uma das maiores incidências da doença no mundo, e a única forma de preveni-la é orientando as pessoas à procurar um Dentista no momento em que identificam alguma ferida na boca de difícil cura através de métodos comuns, habituando-as a buscar assistência e a cuidar da higiene bucal. Além disso, muitos casos de câncer são provocados por má adaptação de próteses, que podem provocar feridas nos tecidos moles que, eventualmente evoluem para a doença.

Durante a nossa vida profissional, trabalhando em Hospital, observamos inúmeros casos de portadores de nefrite e outros casos de nefrose ocasionados por dentes em péssimas condições (presença de abscessos e outros), o que nos leva à conclusão de que uma grande porcentagem de problemas renais são provocados por essas infecções e que uma grande parte dos pacientes que necessitam de transplantes renais e são obrigados a se utilizarem de tratamentos tipo “Diálise” tem sua origem em infecções bucais.

Outro grave problema com que se defronta a população é a perda prematura de dentes sérios riscos à saúde. Uma boca com ausência de elementos dentais além de antiestética traz conseqüências graves à toda estrutura da face ocasionando com freqüência dores articulares, zumbido no ouvido, dores de cabeça e, em conseqüência da má postura muscular forçada dores na coluna cervical. É comum após a reabilitação oral verificar-se o desaparecimento de todos esses sintomas.

Essas são apenas algumas situações decorrentes de problemas de saúde ocasionados pelos dentese tecidos moles orais.Como podemos concluir, inúmeras doenças graves de ordem geral poderiam ser evitadas em grande parte, se as autoridades em todas as esferas governamentais se preocupassem mais com a prevenção das moléstias orais, o que infelizmente não ocorre. As Secretarias de Saúde, osConselhos Regionais de Odontologia, as Associações de Classe, através de campanhas esclarecedoras pelos meios de comunicação (rádios, televisões, jornais,outdoors e outros) esclareceriam a população, os consultórios estariam com um número maior de clientes interessados em evitar problemas graves de saúde e, a Sociedademais saudável.

* Dr.VICENTE GABRIEL
R. Ipê, 75 – Centro – Guarulhos
Tel: 209-1755- Fax: 208-5209
Email: clinicaipe@uol.com.br