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Você e a Globalização

Guarulhos, 03 de outubro de 2001

ImagemVocê já percebeu o quanto o mundo encolheu nos últimos tempos?

A tecnologia e o repentino afluxo do rápido e cada vez fácil acesso aos meios de comunicação “encolheram o mundo”, aproximando tudo o que nele acontece para a nossa realidade local. E, para isso, bastam apenas um computador e um “modem”, tudo ao alcance de um “click”.

As evidências ficam mais claras no mundo dos negócios, onde esse se torna enxuto à medida que se unifica. Cruzam-se fronteiras, cercas e muros são derrubados, questões étnicas e culturais assumem um novo patamar de relações. A ALCA (Acordo de Livre Comércio das Américas) é irreversível; Zonas de Livre Comércio mais próximas, empresas são incentivadas a adotarem a exportação de seus produtos como nova estratégia em seus negócios e têm ganho muito com isso: países emergentes (Coréia do Sul, Tailândia, Formosa, Índia, México e América Latina) oferecem seus atrativos aos mais desenvolvidos – mão de obra qualificada e por baixo custos, enorme potencial consumidor, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de agregar valor aos seus produtos e serviços. Alguns países do Extremo Oriente estão crescendo rapidamente e se tornando verdadeiros especialistas em segmentos antes reconhecidos pelos países desenvolvidos. É o caso, por exemplo, da Índia, como pólo de alta tecnologia, Coréia do Sul, como pólo automotivo, Taiwan (Formosa) como grande pólo de manufaturados, etc.

O mundo virtual também vem remodelando drasticamente o mundo real e alterando as operações empresariais. A Internet vem crescendo a uma taxa de 10% ao mês, só nos Estados Unidos.

As privatizações, a equalização do nível educacional e da força de trabalho, a busca por investidores internacionais, unificação do câmbio e das moedas é condições básicas para que países se unam economicamente aos seus vizinhos mais poderosos. Dessa maneira acompanhamos o desenvolvimento dos blocos econômicos – Comunidade Econômica Européia, NAFTA – Acordo de livre comércio entre os países norte-americanos, Mercosul – Mercado Comum Sul Americano, entre outros.

E o que tudo isso tem a ver com você, Pequeno, Médio ou Grande empresário? Tudo, se você pensa globalizar seus negócios. Na economia mundial atual, Pequenos Médios e Grandes empreendedores e executivos estão cada vez mais descobrindo as grandes oportunidades e benefícios do comércio exterior, adquirindo cada vez mais conhecimento, experiência e, mas do que tudo, lucros. O Comércio Exterior proporciona nova dimensão ao gerenciamento do ciclo de vida de seus produtos. Flutuações sazonais nas vendas do mercado interno podem compensar-se nas vendas ao mercado externo. Indústrias que tenham alcançado seu pico produtivo e sofrem com as repentinas quedas ocasionadas pela conjuntura local, têm no comércio exterior a possibilidade de crescimento nos mercados internacionais. Ao invés de buscar novo empreendimento, muitos empreendedores e empresários podem focar suas empresas nos novos mercados. Isso dá a oportunidade de se fazer o que se conhece melhor, embora além das fronteiras, e evitar os riscos e problemas que podem comprometer seus resultados em um novo empreendimento.

Sua empresa não precisa ser de grande porte para aproveitar as vantagens de inserção no mercado global. No entanto será necessária vontade de buscar informação, acessar novos parceiros e fornecedores de serviços para esses novos negócios e mais do que tudo: Tomar consciência que nós empresários, empreendedores e executivos brasileiros temos um enorme potencial para nos superarmos e conquistarmos o mundo. Acredite nisso.

Leia mais sobre está matéria na próxima edição de Comércio Exterior no canal Consultores Virtuais.

José Roberto Vitorelli
Consultor em Logística e Comércio Internacionais, Diretor da ACIG e da MC Assessoria no desenvolvimento de novos negócios.

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