Notícias

O QUE EU COMUNICO?

Guarulhos, 11 de setembro de 2001

Todo comportamento é comunicativo, neste sentido, comunicação é sinônimo de Vida.

Todos comunicam algo, se encontrássemos uma pessoa fechada, calada, tímida ao extremo e, trêmula de medo, que passasse todo o tempo olhando para o chão, você diria que ela é alguém “não-comunicativa”?

Na verdade, ela está comunicando sua timidez, seus medos, algo de sua personalidade, comunica seu estado de espirito diante de alguém.

Logo, todos comunicam.

A pergunta que devemos nos fazer é: “O que eu comunico?”

Se alguém pendurar uma melancia no pescoço, será um grande comunicador?. Vai chamar a atenção de todos, mas não terá o interesse de ninguém para aquilo que diz, pode ser ótimo para chamar a atenção, mas péssimo em transformar atenção em interesse.

Quando falamos devemos nos comunicar com os olhos, com o semblante, com as entonações e inflexões vocais, com as pausas significativas que são valores na “musicalidade” oratória, com a gesticulação apropriada e até em seu silêncio deve residir a sua mais solene forma de comunicação.

No processo da comunicação temos o emissor e o receptor, você diante de seu interlocutor emite uma mensagem atuando no papel de emissor e ele como receptor, contudo pode não ser receptivo, no sentido de estar aberto a você.

Quando nos comunicamos mal, os outros podem deixar de ser receptivos e até mesmo receptores, mesmo nos olhando fixamente e simplesmente voltando o pensamento para outro lugar, distanciando-se psicologicamente.

Diante de uma imensa platéia podemos estar distantes geograficamente do ultimo assistente, porém se ele estiver com sua atenção presa em minhas palavras estamos psicologicamente próximos, o inverso se da para alguém que esteja a minha frente, se não estiver ligado em mim, temos proximidades geográficas, mas longas distâncias psicológicas.

O bom comunicador é aquele que se preocupa em encurtar distancias psicológicas.

Letterino Santoro

Consultor e Instrutor de Comunicação Verbal / Oratória

www.comunicandocomvoce.com.br